MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: O que é e qual a importância para o seu negócio.
A Margem de Contribuição, também chamada de Ganho Bruto, é um indicador financeiro utilizado para identificar quanto do lucro obtido nas vendas contribui para cobrir as despesas e os custos da empresa.
A palavra “Margem” é utilizada porque é a diferença entre o preço de venda e os valores dos custos e das despesas variáveis da venda. Já a palavra “Contribuição” é empregada neste termo, pois representa quanto do valor das vendas contribui para o pagamento das despesas fixas, para gerar lucro.
Entendido o conceito, vamos explicar para você como e por que utilizar esta fórmula.
Como saber se a margem de lucro da minha empresa é boa?
A fórmula da Margem de Contribuição pode ser utilizada tanto para identificar o resultado total das vendas, quanto para entender resultados de um produto específico. Calcular o resultado obtidos das vendas gerais resulta em um indicador da situação geral da empresa, e calcular o resultado das vendas de produtos ou serviços, individualmente, resulta em um indicador mais preciso a respeito da precificação e do desempenho de vendas.
Existe uma fórmula que é aplicada para obter o resultado da Margem de Contribuição. Para fazer o cálculo, são necessários três valores: preço de venda, custo variável e despesa variável. Agora, vamos explicar o que significa cada um deles:
Preço de venda: é o faturamento total obtido com as vendas.
Custo variável: é a soma de todos os valores necessários para a produção do serviço ou produto. Neste valor devem ser considerados os impostos, custo de elaboração e de peças, frete, embalagem e todos os insumos envolvidos na produção.
Despesa variável: é a soma de todos os gastos da empresa, que não envolvem diretamente a produção do serviço ou produto. Neste valor podem ser considerados os impostos por emissão de nota fiscal, comissão dos vendedores e transporte.
Para encontrar estas informações, é imprescindível que você tenha em sua empresa um sistema ERP que irá te entregar estes números com exatidão e rapidez.
De posse dessas informações, basta você aplicar a seguinte fórmula:
Com o resultado obtido, é possível definir o Índice de Margem de Contribuição (IMC), que nada mais é do que a relação entre a Margem de Contribuição e a receita operacional bruta. Para medir este índice, você pode utilizar a fórmula:
O resultado irá indicar quantos por cento das vendas são destinadas para pagar os gastos fixos da sua empresa. Se o resultado for justo, por exemplo, 50%, significa que você atingiu o ponto de equilíbrio, que é o volume mínimo necessário de vendas para pagar as despesas fixas e os custos. Portanto, quanto maior este valor, maior também será o seu lucro.
Qual a importância?
A avaliação da Margem de Contribuição é essencial para você identificar como está o ponto de equilíbrio de suas vendas, logo, saber se elas estão indo bem. Ela ajuda a enxergar o desempenho de vendas de cada produto, e qual o papel deles no faturamento da sua empresa. Além disso, este indicador é fundamental para o planejamento da sua empresa. Com ele, é possível identificar se vale a pena ou não continuar produzindo determinado produto, programar promoções, ajustes de preço, e quaisquer outras decisões pertinentes à precificação.
Impactos no seu negócio
E quais os principais pontos positivos de utilizar este indicador?
- Identificação do volume mínimo de vendas para atingir o ponto de equilíbrio, e passar dele (gerando lucro);
- Identificação dos produtos ou serviços oferecidos que rendem maior lucratividade para a sua empresa;
- Auxílio no estabelecimento de parâmetros para o planejamento de futuras promoções (qual produto dar ênfase, desconto);
- Auxílio na decisão de investimento ou descontinuidade de um produto ou serviço;
- Análise do processo de produção;
- Visualização da importância de um sistema ERP para um uso efetivo.
Agora, conta pra gente se você utiliza a fórmula da Margem de Contribuição, e se já possui um sistema ERP que o ajude identificar os valores.