Home > Gestão  > A importância do Planejamento, Programação e Controle da Produção na Indústria

Para garantir a produtividade de uma indústria, considerando que a produção deva ocorrer com o mínimo de interrupções ou falhas é imprescindível planejar, programar e controlar os processos.

A garantia da qualidade nos produtos, a entrega conforme acordado, menores custos e a eficácia do processo de produção é o propósito do PPCP.

Devido a sua importância na hora de planejar e programar a produção de maneira eficaz, trouxemos este artigo para lhe ajudar a implementar ou melhorar os seus processos de gestão.

 

Mas afinal o que é o PPCP?

O PPCP é uma ferramenta utilizada para acompanhar todas as atividades necessárias para que uma empresa transforme os insumos em produtos, atendendo aos pedidos realizados pelos clientes.

Planejamento (P) significa estruturar um plano, ou seja, planejar e formalizar os acontecimentos e recursos necessários para entrega dos produtos aos clientes;

Programação (P) é utilizada para as atividades de curto prazo e está relacionado a execução e não ao planejamento.

Controle (C) tem a função de monitorar e garantir que o plano seja executado conforme planejado. E quando necessário ajustar ou aplicar ações de planos de contingência.

Produção (P) é o que será produzido para atender as demandas. Ou seja, o produto que será entregue ao cliente.

PPCCP – Planejamento, Programação, e Controle da Produção – determina “o que” vai ser produzido, “em qual quantidade”, “como” e “onde” (qual máquina), “quem” vai produzir e “quando” vai ser produzido.

Obter bons resultados está ligado ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção. Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem falhas do processo, desvios ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto. Essa prática também possibilita a diminuição de custos operacionais.

 

Veja como a ideia central do Planejamento e Controle de Produção pode ser compreendida:

 

 

Principais objetivos e vantagens do PPCP:

Quando a empresa utiliza do planejamento, programação e controle da produção ela está atendendo aos seguintes objetivos:

1) Determinar os produtos a serem entregues aos clientes;

2) Estabelecer a quantidade a produzir, considerando a demanda de pedidos e estoques;

3) Definir os materiais a serem utilizados pra que os mesmos sejam comprados;

4) Mensurar a necessidade de pessoal para a produção;

5) Calcular o prazo para execução e entrega.

 

As vantagens a utilização do PPCP são muitas e vamos listar algumas delas abaixo:

  • As empresas que se preocupam com o seu PPCP conseguem melhores resultados, além de estarem sempre com os seus planos de melhoria voltados para onde suas produções prioritariamente exigem.
  • O PPCP consegue dar informações à gerência, tornando possível uma melhor tomada de decisões. Além do mais, a empresa pode atingir uma maior compatibilização dos produtos entre a produção e as vendas, levando a um produto capaz de atender ao cliente e a produção, já que neste setor este fato é de suma importância, dada a diversificação que os modelos podem alcançar.
  • Permite a padronização e sistematização do processo, levando a indústria a produzir com mais facilidade, segurança, rapidez, correção e menor custo.
  • Custos reduzidos devido ao maior controle que consequentemente evitam perdas e desperdícios, proporcionando uma maior vantagem competitiva sobre a concorrência, além de maximizar o resultado da empresa.

 

Como implementar o PPCP:

A primeira coisa a ser feita para implantar o PPCP é buscar o envolvimento de todos os setores da empresa que trabalham de modo relacionado à produção: Estoque, compras, comercial, produção, entre outros. Com todos os setores envolvidos é fundamental determinar as responsabilidades individuais de cada um para que o processo seja mais eficiente.

Outras etapas são fundamentais para implantar o sistema em uma empresa. Vamos apresentar elas:

1) Previsão de demanda

Nesta etapa os gestores precisam analisar os recursos e materiais necessários, ou seja, pessoas (mão-de-obra) e insumos.

2) Planejamento da capacidade produtiva

É fundamental que o gestor tenha dados sobre a capacidade produtiva do negócio. Com isso será possível adequar conforme a previsão de demanda.

3) Planejamento Agregado da Produção (PAP)

Essa etapa visa determinar a estratégia de produção mais adequada a empresa.

4) Plano Mestre da Produção (PMP)

Trata-se da operacionalização dos planos de produção a curto prazo.

Considera a previsão da demanda, as solicitações de produção e compras e os pedidos realizados.

5) Programação Detalhada da Produção (PDP)

Neste momento é definido como a fábrica irá operar no seu dia a dia.

Dica: O Kanban ou sistemas que trabalham a programação da produção podem ser utilizados como ferramentas para colocar o PDP em prática;

6) Administração dos Materiais

Planeja e controla os estoques de materiais.

7) Sequenciamento

Determina a sequência de execução das operações de produção.

8) Controle da produção

A última etapa consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar se o andamento das ações está de acordo com o planejamento.

 

Alguns pré-requisitos para o sistema de programação da produção devem ser seguidos para aumentar a sua eficiência:

 

a) DESENVOLVA ROTEIROS DE PRODUÇÃO:

– Operações – Estude o processo produtivo e defina as principais etapas de produção;

– Relacionar Recursos com as Operações – Identifique em quais recursos (máquinas) as operações poderão ser realizadas;

– Tempo da Operação – Mensure o tempo de produção de cada etapa por recurso;

– Setup da Operação – Verifique o tempo de setup de produção de cada etapa por recurso.

 

b) CONTROLE O CHÃO DA FÁBRICA:

Através do apontamento de produção (processo de registrar a execução de todas as etapas que um produto percorre na linha de produção) é possível controlar o chão da fábrica, registrando dados como:

–  O que (qual ordem/produto/operação/atividade foi realizada)?

Quem (qual funcionário foi responsável pela execução)?

– Onde (qual recurso ou máquina foi utilizado)?

– Quando (tempo de início e tempo de fim da etapa)?

 

c) DEFINA UM CALENDÁRIO DE RECURSOS:

Esse calendário representa de forma simples qual o horário de funcionamento da sua fábrica, e dentro deste horário, a disponibilidade dos recursos. Se for necessário controle calendários diferenciados para recursos específicos.

 

Os resultados da implantação do PPCP em uma empresa são muitos. Dentre eles, a tomada de decisão mais confiável, melhor produção, mais lucros e menos falhas.

 

Conta pra nós, você já adota o PPCP na sua empresa?